Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Quem Somos? > Linhas de pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de pesquisa

Publicado: Domingo, 17 de Abril de 2022, 14h13 | Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2022, 17h39 | Acessos: 153

Discurso matemático escolar, texto e matematização

Objetivo: Investigar as características das múltiplas relações entre discurso matemático escolar, texto e matematização, seja no âmbito do ensino ou da aprendizagem desse discurso. Está ancorado, principalmente, nas teorizações de Anna Sfard, cuja ideia central está em considerar a aprendizagem matemática como atividade de um discurso, e de teóricos da Linguística textual, como Antonio Marcuschi, que considera, grosso modo, o texto como uma realização sociodiscursiva por meio de gêneros de texto.

Palavras-chaveEducação Matemática; Discurso Matemático; Linguística Textual

 

Terapia de Wittgenstein e o ensino de matemática

Objetivo: Baseada na terapia de Wittgenstein, o objetivo é pesquisar concepções tradicionais filosóficas que estão presentes nas teorias educacionais e suas consequências no ensino, que se relacionam às concepções essencialista e referencial. Está ancorada na epistemologia do uso, de Arley Moreno, como contribuição da terapia de Wittgenstein para a compreensão acerca do conhecimento, de onde buscamos formular alguns pressupostos teóricos e possibilidades para a pesquisa e o ensino da matemática escolar.

Palavras-chave: Terapia de Wittgenstein; Educação Matemática; Epistemologia do uso

 

Fim do conteúdo da página