Linhas de pesquisa
Discurso matemático escolar, texto e matematização
Objetivo: Investigar as características das múltiplas relações entre discurso matemático escolar, texto e matematização, seja no âmbito do ensino ou da aprendizagem desse discurso. Está ancorado, principalmente, nas teorizações de Anna Sfard, cuja ideia central está em considerar a aprendizagem matemática como atividade de um discurso, e de teóricos da Linguística textual, como Antonio Marcuschi, que considera, grosso modo, o texto como uma realização sociodiscursiva por meio de gêneros de texto.
Palavras-chave: Educação Matemática; Discurso Matemático; Linguística Textual
Terapia de Wittgenstein e o ensino de matemática
Objetivo: Baseada na terapia de Wittgenstein, o objetivo é pesquisar concepções tradicionais filosóficas que estão presentes nas teorias educacionais e suas consequências no ensino, que se relacionam às concepções essencialista e referencial. Está ancorada na epistemologia do uso, de Arley Moreno, como contribuição da terapia de Wittgenstein para a compreensão acerca do conhecimento, de onde buscamos formular alguns pressupostos teóricos e possibilidades para a pesquisa e o ensino da matemática escolar.
Palavras-chave: Terapia de Wittgenstein; Educação Matemática; Epistemologia do uso
Redes Sociais