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Projetos de Pesquisa

  • Publicado: Domingo, 17 de Abril de 2022, 11h33
  • Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 09h18
  • Acessos: 274

 

VIGENTES


 

A terapia de Wittgenstein e o ensino de matemática

Coordenador: Prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior

Descrição: Esta pesquisa se baseia na terapia de Wittgenstein, proposta para uma análise do ensino de matemática. O objetivo é pesquisar concepções tradicionais filosóficas que estão presentes nas teorias educacionais e suas consequências no ensino, que se relacionam às concepções essencialista e referencial. Nesse sentido, trazemos a epistemologia do uso de Arley Moreno como contribuição da terapia de Wittgenstein para a compreensão de como se dá o conhecimento, de onde buscamos formular alguns pressupostos teóricos de ensino. Pretendemos realizar uma análise de cunho epistemológico sobre a matemática, onde mostramos sua evolução e a relação desta com o modo de se pensar seu ensino. Pretendemos apresentar não só os problemas, mas as possibilidades oferecidas pela terapia de Wittgenstein, para a compreensão de concepções teóricas em uso na educação, buscando trazer, então, possibilidades de pesquisa e de ensino da matemática escolar.

Vigência: 05/03/2020 - atual

Financiador: Fapespa; Capes; CNP – Bolsas.

 

Discurso matemático escolar, texto e matematização

Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo

Descrição: Esse projeto aborda temáticas no âmbito dos processos cognitivos e linguísticos em educação matemática. Dá continuidade à pesquisa iniciada com a tese de doutorado acerca da relação entre produção textual e aprendizagem do discurso atemático escolar, cujos resultados apontaram relação propícia ao desenvolvimento de uma competência comunicativa do aluno dentro desse discurso e a partir de uma proposição de abordagem metodológica de ensino desenhada para o alcance desta finalidade. Ao mesmo tempo, apresentou novas demandas de interesse para a pesquisa, quais sejam, dentre outras: (a) quais as relações entre atitudes dos alunos para com a à produção textual e o processo de matematização em situações de aprendizagem do discurso matemático escolar? (b) como os discentes assumem a posição de validar fatos matemáticos apresentados sobre a forma de narrativas/gêneros textuais produzidas pelos colegas e como isto se reflete na sua própria habilidade de produzir textos dessa natureza? (c) como cultivar a criatividade dos alunos ao produzirem gêneros textuais do discurso matemático escolar sem os prenderem, mas ao mesmo tempo não os afastarem por completo, do aspecto rígido da linguagem desse discurso? (d) como livros didáticos e paradidáticos de matemática exploram diferentes gêneros textuais nas atividades propostas? (e) quais as especificidades da relação entre os aspectos linguísticos do discurso matemático escolar com outras áreas do conhecimento? Tais perguntas norteiam o desenvolvimento deste projeto, que tem como objeto de pesquisa as múltiplas relações entre discurso matemático escolar, texto e matematização. O objetivo é investigar características dessa relação, seja no âmbito do ensino ou da aprendizagem desse discurso. Está ancorado, principalmente, nas teorizações de Anna Sfard, cuja ideia central está em considerar a aprendizagem matemática pelo aluno como atividade de um discurso, e de teóricos da Linguística textual, como Antonio Marcuschi, que considera, grosso modo, o texto como uma realização sociodiscursiva por meio de gêneros de texto.

Vigência: 05/03/2021 - atual

Financiador: Fapespa; Capes; CNP – Bolsas.

 

 

ENCERRADOS


 

Abordagem linguística ao letramento matemático: teoria e prática pedagógica

Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo

Relatório final de resultados: clique aqui

Descrição: Considerando-se a estreita relação entre letramento e letramento em matemática, é uma hipótese plausível pensar-se que parte das dificuldades manifestadas pelos alunos no letramento matemático são de ordem linguística, principalmente porque em se tratando de habilidades importantes ao letramento matemático, a de resolver situações problemas é imprescindível. E, para esta, não há como abdicar das relacionadas à leitura. Algumas pesquisas apresentam resultados que ratificam esta hipótese. Neste contexto de estudos, pesquisas e teorias, os resultados apontam uma profícua relação entre ensino e a aprendizagem de matemática com abordagens linguísticas. Ao mesmo tempo, apresentam novas demandas de interesse para a pesquisa, sendo a de interesse deste projeto: Como e quais estratégias de ensino de matemática pautadas em uma abordagem linguística podem contribuir para a melhoria de habilidades importantes ao aperfeiçoamento do letramento em matemática de alunos do ensino fundamental? Objetivos são (a) compreender as dificuldades apresentadas por professores de matemática para organizar e implementar práticas pedagógicas pautadas em uma abordagem linguística que possam contribuir para a melhoria de habilidades importantes ao aperfeiçoamento do letramento em matemática dos alunos; e (b) propor estratégias de ensino pautadas em uma abordagem linguística que viabilizem a superação de dificuldades de professores de matemática para organizar e implementar práticas pedagógicas que possam contribuir para a melhoria de habilidades importantes ao aperfeiçoamento do letramento em matemática dos alunos. A abordagem da pesquisa será quali-quantitativa do tipo pesquisa-ação prática, envolvendo alunos e professores de matemática e que ensinam matemática para as séries finais do ensino fundamental. Será desenvolvida em quatro fases: exploratória, planejamento, ação e avaliação. Alguns dos produtos técnicos serão material didático e instrucional, dissertações de mestrado e TCC, e bibliográficos serão artigos para periódicos e livro. A meta é envolver 100% dos professores sujeitos da pesquisa 100% das escolas que ofertam turmas do 6º ao 9 º ano.

Vigência: 07/2020 a 12/2022.

Financiador: Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás – Bolsas e custeio.

 

 

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