Últimas notícias
Teses, Dissertações, Monografias, TCC
Teses
- A terapia de Wittgenstein e o ensino de álgebra. Autor: Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior. Orientadora: Marisa Rosâni Abreu da Silveira (UFPA). Ano: 2016
- Escrever bem aprendendo matemática: tecendo fios para um aprendizagem matemática escolar. Autor: Ronaldo Barros Ripardo. Orientadora: Maria do Carmo dos Santos Domite (USP). Ano: 2014
Dissertações
- Rosângela Fernandes de Lima. Entrelaces entre discurso matemático e Educação Matemática Crítica: uma perspectiva sociodiscursiva sobre competências de materacia. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Flávio Anderson Sousa da Silva. Uma análise da apropriação do discurso matemático sobre contagem por alunos do ensino fundamental em ambientes virtuais mediados por ferramentas digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Brenda Reche Graff. Materacia e literacia: uma abordagem sob a perspectiva comognitiva. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Rosane Mendes Barbosa. Produção de inferências e compreensão leitora em gêneros textuais do discurso matemático escolar. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- José Fernando de Lima Junior. Conhecimento da linguagem algébrica por discentes do 9º ano do ensino fundamental: entrelaces com a Filosofia da Linguagem de Wittgenstein. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior.
- Naiara Sirilo Vitória Araújo. Como alunos dos anos finais do ensino fundamental explicam os textos matemáticos: compreensão de problemas algébricos. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior.
- Poliana Matos Mendes dos Santos. Apropriação de regras explícitas e implícitas sobre equações do 1º grau em jogos de linguagem algébricos. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior.
- Virgilinx Gustave. Registros de representação semiótica e conteúdo de álgebra: uma análise dos livros didáticos de matemática do terceiro ciclo do Ensino Fundamental no Haiti. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior.
- Cecília Farias da Silva. Atitudes em relação à leitura e desempenho em matemática de alunos com baixa visão. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Leonardo Silva Diniz. Estratégias criativas na produção de situações-problemas no discurso matemático escolar. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Andreson Soares Viana. Desempenho em matemática dos alunos da Região do Xingu Paraense: uma análise do Saeb 2021. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Coorientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Amanda Gil Cardoso de Lima. Atitudes em relação à leitura e desempenho na resolução de problemas de alunos ingressantes do Curso de Matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Gabrielle Janaina Barros de Menezes. Proficiência em leitura de gêneros textuais do discurso matemático escolar de alunos do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Carlesom dos Santos Piano. Estórias que ensinam matemática: uma análise do discurso matemática escolar em livros paradidáticos. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Henrique Silva de Souza. Discurso matemático e aprendizagem de Física por alunos com deficiência visual usuários do Sistema Braille. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- José Rodrigues de Sales. Deficiência visual e desempenho em matemática: um olhar para questões do Enem mediadas por imagens. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
Trabalhos de Conclusão de Curso
- Joscileia Moreira Maia. Compreensão leitora de um texto de história da matemática de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Renato Carvalho de Sousa Junior. O Teste Cloze como instrumento de avaliação da compreensão leitora de textos da matemática escolar: evidências de validade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Nielton Martins de Andrade. Desempenho em matemática e o mundo do trabalho: uma análise dos resultados do Encceja 2022 do Ensino Fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Gracilene Alves de Arruda. Vertentes de pesquisas sobre linguagens matemáticas na educação do campo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior.
- Heloiza Lima Sales. Compreender e solucionar problemas com as operações básicas no ensino médio: uma análise na Educação do Campo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior.
- Wádila Caroline da Silva Santos. Letramento matemático e o desempenho dos alunos do Sul e Sudeste do Pará no Enem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Grace Kelly Santos Maximiano. Matemática e Língua Portuguesa: uma análise de correlação de desempenho de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na Prova Brasil 2021. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Rosane Mendes Barbosa. Ler para aprender inequações. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
- Weslley Resplandes Souza. Ler para aprender equações. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo.
registrado em:
Últimas notícias
Redes Sociais